Essa entrevista foi feita com o Yuri e publicada no dia 10 de março no blog Nação da Música pelo Rafael.
Leiam:
1 - Quando e como começou a banda? Onde surgiu o nome da banda?
A banda começou através de um ligação feita pelo Kauê (guitarra) pro Yuri (voz) propondo um novo projeto.
Contamos nosso primeiro show como o dia em que a banda começou, isso rolou dia 14 de agosto de 2005.
Eu ja tinha a vontade de ter uma banda com esse nome a muito tempo, é uma palavra bem forte sonoramente e isso me atraiu, mas gosto de deixar bem claro que a proposta da nossa banda é totalmente o oposto do significado literal da palavra, a nossa granada é a da paz e da informação, que nasceu com o intuito de explodir pra mostrar nossos pontos de vista de inúmeros assuntos, abordar novos conceitos e sempre que possível fugir do clichê.
2 - Vocês como muitas bandas tiveram tempos ruins, de muitas dificuldades, conte quando foi e qual foi uma das piores situações que a banda já passou.
O começo é sempre o mais complicado, mas hoje em dia temos nossos fãs que nos apóiam, nos ajudam e nos motivam a continuar.
3 - Como vocês já tiveram momentos ruins, todas as bandas já passaram por momentos ótimos, quando foi e quais foram?
O momento atual está sendo o melhor até hoje, acabamos de lançar um novo cd virtualmente e tivemos mais de 11.500 downloads em apenas uma semana, dia 14/03 faremos um show de lançamento no Hangar 110 dando início a nova turnê que já tem shows confirmados em vários estados do país. Tocar é o que a gente ama fazer, e nossos fãs estão nos apoiando mais do que nunca, melhor impossível.
4 - Qual foi o maior mico que vocês já pagaram ? Tanto no palco quanto fora dele.
Vish, vários!! rs. Tropeçar e cair no palco já virou rotina e é sempre um mico!
5 - A Nação da Música trabalha diretamente com bandas independentes, nós a divulgamos e gostariamos que falassem umas dicas para essas bandas que estão começando agora.
Trabalhar bastante, se manter atualizado com as ferramentes do universo digital, sempre tentar inovar, e o mais importante, estudar bastante pra fazer bem feito!!
6 - Qual pra vocês foi o melhor show que já fizeram?
Acho que pela estrutura e pelo tamanho do evento os que mais gostamos foi o ABC PRO HC no Espaço Anchieta em São Paulo e o RIO ROCK TOUR no Claro Hall do Rio de Janeiro.
De “sintonia” foi um show que fizemos no Luar Rock Bar na Zona Leste de São Paulo. A galera lá é muito doida, o palco é baixo e a banda fica cara a cara com a galera, que agita mais que tudo, sensacional.
7 - Perguntas rápidas:
Uma música: Confortably Numb - Pink Floyd
Uma Banda: Faith No More
Um Filme: Forrest Gump
Um Show: Garage Fuzz
Um sonho: Realizar o sonho
Cena independente hoje em dia é? Imprevisível
O que esperam de 2009: Continuar não prevendo o futuro
8 - Vocês como varias bandas já devem ter utilizado o meio internet para divulgação da banda. Vocês são contra ou a favor dos downloads grátuitos de músicas na internet?
Pela desvalorização da obra sou contra.
Pela grande divulgação e democratização sou a favor.
Sou a favor do “meio termo” rs, por exemplo, se cada pessoa que baixasse meu cd pagasse a quantia simbólica de 10 centavos já me ajudaria pelo menos a pagar a gravação ou a arte do meu álbum, são gastos que de uma forma ou outra sempre vão existir.
9 - Deixe um recado para quem acessa o site da Nação da Música, e para os fãs da banda.
Muito obrigado a galera da “Nação” pelo convite e pela maravilhosa iniciativa em fortalecer e divulgar as bandas independentes. Muito obrigado a você que leu até aqui!
Links Granada: